Aprofundar

Seja um amigo, colaborador ou voluntário

Simbolos

Este logotipo, que ainda é o de Fé e Luz, tem uma história. Numa primeira tentativa, foi feito um concurso especialmente para as pessoas com deficiência, para que elas enviassem seus projetos. Mas os resultados foram bem decepcionantes. Então, decidimos entrar em contato com Meb, um pintor com síndrome de Down, que fez de sua arte uma profissão e era reconhecido. Encontrei-me com ele na casa de sua mãe, que fazia as vezes de sua empresária, e lhe expliquei a peregrinação, pedindo que aceitasse fazer um desenho que mostrasse aos outros do que se tratava. Ele escutou meu pedido em silêncio, sem me responder.

Na hora que bem quis, pediu a sua mãe para ler a Carta da peregrinação, cujos termos iam além da sua compreensão. Fechou-se em seu ateliê, e se pôs a trabalhar. O canto “Amis, chantons notre joie” tocava ao fundo. Descobrimos sua obra: um barco levando doze pequenos personagens, sem remos nem velas. No meio das nuvens muito ameaçadoras, surgiam raios luminosos do sol. O mar estava revolto em suas profundezas, mas calmo ao nível do barco. Meb, que não sabia contar, parece ter sido inspirado quando pintou. Explicou que Jesus dormia no fundo do barco, mas que não era necessário ter medo, porque Ele velava.

Sua pintura foi adotada por unanimidade e seria nosso emblema, usado por todos os peregrinos. Um de nós sugeriu uma legenda, que dizia ter retirado de um versículo da Bíblia: “As nuvens se abriram, Senhor, e Tua luz veio até nós”. Mas dito versículo nunca foi encontrado! Consultamos um estudioso da Bíblia muito reconhecido, padre Feuillet, que nos confirmou que este texto não está na Bíblia. Mas estas palavras correspondiam tão bem ao desenho de Meb que foram adotadas.

A história de Meb não pára aí! Um mestre da pintura, cujo ateliê é em Lourdes, Régis Malherbe-Navarre, nos pediu autorização de reproduzir o emblema em mosaico de vidro.

Será uma obra muito bonita que Meb assinará no ateliê desse mestre, antes que ela seja exposta por muitos meses. Depois da peregrinação, decidiu-se juntamente com o Sr. Malherbe, que ela seria oferecida à Basílica São Pio X e colocada em lugar de honra para mostrar o lugar dos mais fracos no seio da Igreja. Ela ainda está lá.

Esse logotipo foi e continua sendo, por todo o mundo, nosso melhor instrumento de comunicação. Ele reúne todas as comunidades de uma maneira muito mais viva e direta que a Carta. Desde então, a pintura de Meb foi reproduzida em todos os países, sob diversas forma

Mergulhando no Movimento